logo200logo200logo200logo200
  • Tabelionato
  • Serviços
    • Tabela de Emolumentos
    • E-Notariado
    • Pedidos de Certidão
    • Cadastro On-line
    • Setores e Atendimento
  • Cadastro
  • Consultas
    • Cartão de Firma
    • Pedidos de Certidão
      • Pedido On-line
      • Pedidos no Cartório
    • Busca de Atos Lavrados
      • Busca de Escrituras
      • Busca de Procurações
      • Busca de Firma
    • Consulta de Etiquetas
      • Etiqueta de Autenticação
      • Etiqueta de Firma
    • Consulta de Selos
    • Selos no TJMG
      • Selos Físicos TJMG
      • Selos Eletrônicos TJMG
    • Emissão de Boletos
    • Sites e Atalhos
  • Cartório Virtual
    • Efetuar Login
    • Cadastro de Cliente
    • Pedido de Certidões
    • Envio de Documentos
  • E-Notariado
  • Contato
✕

Onde autenticar documentos

Como saber onde tenho firma reconhecida
11 de dezembro de 2018
Fazer o inventário em cartório pode facilitar a sua vida
27 de janeiro de 2019
Como saber onde tenho firma reconhecida
11 de dezembro de 2018
Fazer o inventário em cartório pode facilitar a sua vida
27 de janeiro de 2019
2

Onde autenticar documentos

Onde autenticar documentos? Saiba mais aqui!!

Saber onde autenticar documentos hoje em dia é essencial para qualquer pessoa que queira validar algum arquivo para fins oficiais, incluindo fotocópias e documentos impressos.

E para fazer esse processo de autenticação, você precisa ir até um Cartório de Notas. O processo é feito pelo Tabelião do local que deverá verificar uma série de aspectos do documento, para fazer a validação.

Somente depois dessa verificação é que a autenticação será feita. Ela ficará registrada no estabelecimento, e você poderá consultar sempre a validade do seu documento.

Somente o Cartório de Notas pode fazer a autenticação?

A resposta é sim. Isso porque apenas um Tabelião tem a autoridade para fazer a verificação e autenticação dos documentos. Essa é uma medida para evitar fraudes, afinal de contas, documentos autenticados passam a ter a mesma validade dos originais.

No entanto, você pode consultar de forma online sobre a autenticidade de um determinado documento.

Dicas para não ter problemas durante a sua autenticação

Agora que você sabe onde autenticar documentos, vamos dar algumas dicas simples para facilitar esse processo. Apesar dele ser simples e rápido, existem alguns aspectos que, se não forem levados em conta, podem impedir a autenticação, como:

Estado do documento original

O estado do documento original precisa ser bom. Se ele tiver rasuras ou qualidade inferior, o processo não poderá ser feito, pois é necessário que todas as informações estejam visíveis para a autenticação.

Preenchimento a caneta

Outra questão importante sobre documentos que serão autenticados, é que eles não podem estar preenchidos a caneta (contratos, notas, atas entre outros). Ele deve estar obrigatoriamente escrito a caneta para que a autenticação seja possível.

Documentos da internet

Documentos impressos pela internet, para serem autenticados, precisam estar com o carimbo ou com a assinatura do órgão emissor. Caso contrário podem ser recusados.

Essa é uma medida para evitar fraudes e golpes.

Documentos incompletos

Documentos que não estão incompletos também não podem ser autenticados, como medida de segurança.

Cópias de cópias

Não é possível fazer cópias autenticadas de outras cópias já existentes. É necessário sempre ter em mãos o documento original.

Como saber se um documento é autenticado e não uma falsificação?

Atualmente, existem alguns Cartórios de Notas que permitem a consulta sobre a autenticidade de um documento de fora online. Assim, você não precisa se deslocar de sua casa até o cartório para fazer essa verificação.

Para fazer esse tipo de consulta, você pode clicar nesse link. Nele, você deverá escolher a opção de Autenticação, e depois informar: o Número da Etiqueta, a Data do Ato e digitar a imagem de verificação de segurança. Depois é só clicar em consultar.

Conclusão

A autenticação é um processo que pode facilitar e muito o seu dia a dia. Com esse processo você pode manter documentos originais guardados em segurança e só apresentar a autenticação.

Agora que você sabe onde autenticar documentos, não deixe de validar as suas cópias.

Quer mais dicas sobre como fazer reconhecimento de firma, autenticação entre outros serviços. Acesse o blog do 8° Ofício de Notas e confira as dicas.

Agendamento de Serviços

Agende on-line os serviços de apostilamento.
 

 

admin
admin

Posts relacionados

4 de fevereiro de 2019

Tudo o que você precisa saber união estável


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Telefone: (31) 3201-3493
Telefone: (31) 3279-6200
WhatsApp:
(31) 3279-6200
E-Mail: contato@8cartoriobh.com.br

 

Endereço

Rua Curitiba, Nº 1665 – Bairro de Lourdes
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP: 30170-122

Funcionamento

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira
09:00 as 18:00

WhatsApp

Atendimento Via WhatsApp:
Acesse nosso WhatsApp

Cartório do 8º Ofício de Notas de Belo Horizonte. Todos os direitos reservados.
O Cartório 8º Ofício de Notas de Belo Horizonte preocupa com a sua Privacidade - LGPD

O site do Cartório 8º Ofício de Notas de Belo Horizonte utiliza cookies para armazenar e aceder a informações como identificações únicas (IDs) para fornecer e controlar o acesso aos serviços ao Sistema do Cartório Virtual e integrar funcionalidades a rede particular de dados do cartório. Utilizamos certificados de servidor, criptografia SSL e segurança avançada de proteção a dados em nossos sites. Ao prosseguir navegando em nossos sites, estes cookies coletarão dados pessoais diretos e indiretos. Ao clicar em “Aceitar Todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies e acesso ao Cartório Virtual, como a utilização de seus dados pessoais. No entanto, você pode visitar "Configurações de Cookies" para fornecer um consentimento controlado. Acesse nossa Política de Privacidade.
ConfiguraçõesAceitar Todos
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR

Posso Ajuda? Clique e acesse nosso WhatsApp.

Fechar