Facilidades e comodidades para o dia a dia dos advogados
26 de agosto de 2018Como saber onde tenho firma reconhecida
11 de dezembro de 2018O cartório de notas é um estabelecimento que tem como uma de suas funções a autenticação de documentos.
Na linguagem jurídica, ele é responsável por praticar atos de caráter público, que traduzam as vontades e manifestações de pessoas (ou partes), para a linguagem apropriada (jurídica), por meio de um documento autentico e seguro.
De forma simples, é esse local que fará que atos sejam registrados e autenticados de maneira segura. Dessa forma, evitam-se fraudes ou falsificações que possam prejudicar indivíduos ou entidades.
Quais são os serviços que você pode fazer no cartório de notas?
Em um cartório de notas, você pode fazer uma série de serviços relacionados a autenticação e validação de documentos. Entre os serviços mais comuns estão:
Reconhecimento de firma
O reconhecimento de firma é um processo bastante importante para a execução de documentos, principalmente em contratos. Basicamente é no reconhecimento de firma que a sua assinatura é reconhecida e validada.
O Tabelião é o profissional responsável por avaliar e fazer o reconhecimento da sua assinatura em documentos. Atualmente, já é possível fazer a consulta online para saber se tem firma reconhecida em cartório, o que é uma vantagem para muitas pessoas, especialmente para quem trabalha ou precisa lidar diariamente com diferentes tipos de documentos.
Apostilamento
O apostilamento também é um dos serviços que pode ser feito em um cartório de notas. Ele nada mais é que a legalização de documentos públicos, produzidos dentro do Brasil, mas, que serão utilizados no Exterior, em países que fazem parte da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, também chamada de Convenção da Haia.
Ata notarial
A ata notarial é um documento que tem como principal objetivo comprovar a veracidade de alguns fatos. Ele deve ser feito em um cartório de notas, pois obrigatoriamente será elaborado por um Tabelião.
Ele pode ser utilizado, inclusive, para fins judiciais pois possui uma série de informações sobre um fato a que se deu conhecimento ao tabelião. Entre os dados que esse documento traz estão: data e hora do fato, relato, existência de conteúdo entre outros.
Inclusive, a ata notarial pode ser feita para comprovar conteúdos postados na internet.
Escrituras
No cartório de notas, você também pode solicitar a elaboração de vários tipos de escrituras, tais como: Pública de Declarações, Pública de Emancipação, Pública de Separação ou Divórcio, Pública de Doação; Pública de União Estável, Pública de Reconhecimento de Paternidade entre ouras.
A escritura nada mais é que um documento no qual o Tabelião, que o único profissional que pode fazer esse tipo de tarefa, irá atestar a vontade de duas partes em celebrarem um negócio.
É ala que irá valer perante a Justiça, e deverá ser utilizada em qualquer tipo de processo judicial que possa ocorrer.
Autenticação de documentos
Outro serviço bastante comum que você pode fazer em cartórios de notas é a autenticação de documentos. Basicamente, nele o tabelião irá atestar a validade da cópia de um documento. Assim, ele terá a mesma validade que original.
Entre os documentos que você pode autenticar a cópia estão RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Escrituras entre outros.
Você pode conferir esses e outros tipos de serviços no 8° Oficio de Notas. Clique aqui e confira a relação completa de serviços disponíveis.
Gostou do post? Aproveite e também confira o blog do cartório de notas, para ficar por dentro de dicas sobre esses processos.